Por Daniel Monteleone
Conheça a trajetória do Vereador Lineu Navarro
Fundador do PT e militante da Central Única dos Trabalhadores, o historiador Lineu Navarro tem uma história de luta, compromisso e ações positivas nos campos político e social. É casado e pai de dois filhos.
A vida pública do atual vereador começou a surgir quando ele tinha 17 anos. Na época, o jovem Luiz Antônio Navarro Magalhães Luz ingressou no curso de engenharia civil na USP. Era 1975, data marcada pela morte do jornalista Wladmir Herzog pelos militares da ditadura. Apesar da repressão, Lineu participou das primeiras greves que culminaram na retomada do movimento estudantil.
O fim da década de 70 marcou o encerramento do bipartidarismo no Brasil. Era uma época em que a sociedade se preparava para o retorno da democracia. Nesse contexto, integrantes da classe operária e intelectuais se uniram em torno da criação de um novo partido político: o PT. Entre os participantes daquele movimento que marcou o início de uma história repleta de lutas estava Lineu Navarro, que fez parte do primeiro diretório municipal em São Carlos, SP.
Em 1982, como trabalhador do INSS, ajudou a fundar e foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência e Saúde no Estado de São Paulo (SINSPREV). Chegou a diretor da FENASPS, a federação nacional dos previdenciários.
Entre 83 e 89 foi presidente do diretório municipal do PT por cinco mandatos, além de membro do diretório estadual. Representou o partido no Comitê Regional das Diretas-Já. Em 1996, foi eleito vereador pela primeira vez. Em 2000 veio a reeleição com o dobro de votos. O feito repetiu-se em 2004, quando foi o candidato mais votado da cidade de São Carlos, SP.
Atualmente, Lineu Navarro é o presidente da Câmara. Ele foi o primeiro vereador do Partido dos Trabalhadores a ocupar a principal cadeira do parlamento. E logo, sua administração alcançou lugar de destaque. Das ações que mais chamaram a atenção está o plano de redução de gastos do legislativo. A iniciativa cortou despesas supérfluas e gerou economia para os cofres públicos.
Os projetos na área de preservação ambiental também tiveram repercussão positiva. Entre eles está a criação da “Conferência Municipal de Meio Ambiente”, o "IPTU Verde" e o Programa “Câmara Verde”. Neste último, uma das principais ações é a neutralização do gás carbônico lançado pela Câmara por meio do plantio de árvores.
Saiba mais sobre o vereador Lineu Navarro clicando AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário