terça-feira, 29 de março de 2011

Senador Wellington Dias (PT-PI) apoia a ampliação em 50% do número de vagas do último concurso da Receita Federal

Por Danusa Studart
"Sobre a ampliação em 50 % na quantidade de vagas para o concurso da Receita Federal, informo que já estou tratando sobre o tema com a Presidenta Dilma Rousseff e Ministra do Planejamento, Miriam Belchior" - informou o senador a este blog.
Saiba mais sobre o Senador Wellington Dias

Bancário e radialista, foi gerente do Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Estado do Piauí e Caixa Econômica Federal (da qual é funcionário de carreira), tendo trabalhado ainda na Rádio Difusora de Teresina. Filiado ao PT desde 1985 iniciou suas atividades sindicais como integrante da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e presidente da APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal) entre 1986 e 1989 e a seguir foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí (1989-1992).
Estreou na vida pública em 1992 quando foi eleito vereador de Teresina e em 1994 foi eleito deputado estadual chegando à presidência regional do PT (1995-1997). Em 1996 foi candidato a vice-prefeito de Teresina na chapa de Nazareno Fonteles mas não avançou para o segundo turno. Em 1998 foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí e no ano 2000 foi candidato a prefeito de Teresina tendo Francisca Trindade como companheira de chapa numa eleição definida em primeiro turno com a reeleição em primeiro turno do tucano Firmino da Silveira Soares Filho.
As ações de Wellington Dias na Câmara dos Deputados repercutiram quando do combate ao chamado crime organizado a partir de 1999, o que o levou a disputar a prefeitura de Teresina. Às vésperas das eleições de 2002 foi anunciado pelo PT como candidato ao Senado, mas uma articulação comandada pelo diretório nacional do partido o fez candidato ao Governo do Estado. Iniciou a campanha com baixos índices nas pesquisas de intenção de voto, porém com o decorrer da mesma sua performance melhorava à medida que seu nome firmava-se como alternativa à sucessão estadual, principalmente graças ao apoio de lideranças do PMDB. Eleito em primeiro turno para o cargo de governador do Piauí pela coligação A Vitória que o Povo Quer derrotando o governador Hugo Napoleão que disputava a reeleição. Renunciou ao mandato de deputado federal em 29 de novembro de 2002 efetivando-se assim seu primeiro suplente Roberto John (PT). Em seu interregno à frente do Executivo piauiense manteve sintonia política com os ditames do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Renunciou ao cargo em 01 de abril de 2010, com a intenção de se candidatar ao Senado, sendo substituído pelo vice Wilson Mantins, que recebe a faixa governamental das mãos de Wellington Dias.
No dia três de outubro de 2010 Wellington Dias foi eleito senador do estado do Piauí ao lado de Ciro Nogueira do PP (Partido Progressista), ambos assumiram no dia primeiro de fevereiro de 2011. Wellington Dias saiu das urnas em 2010 como o político mais bem votado da história do Piauí.
Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário